30 de agosto de 2010

Verdades sobre Imperatriz

IMPERATRIZ-MA


Imperatriz (ou Imperoza para os íntimos) é a segunda maior cidade do sítio do Sarney (o estado do Maranhão).

A cidade foi fundada por pessoas vindas do espaço, chamadas de “galáticos”. Hoje, os galáticos, antes fadados ao esquecimento vivem na cidade praticando crimes pela Internet. A maior operação da Polícia Federal que já houve no Brasil foi realizada na cidade, onde foram presas mais de 80 hackers galáticos. Você pode reconhecer um galático ao chegar na Av. Beira Rio e ver alguns dos espécimes em suas Hilux SW4 com um som de milhões de decibéis no volume máximo (tocando calypso, claro), um Whisky no capô e cercado de mulheres.

É a cidade com maior quantidade de bares per-capita do Brasil.

Imperatriz tem mania de grandeza, seus habitantes acham que a cidade é mais importante para o estado do que São Luís, que também não é lá grande coisa. Tal crença é geradora de ínumeras rixas e brigas entre os moradores das duas cidades.

Sonha em ser capital. Já se auto-denominou “capital da energia” (título concedido a Paulo Afonso, na Bahia), “portal da amazônia” (título dado a Porto Nacional, no Tocantins), “Metrópole da Integração nacional”, “Capital do automobilismo”, “Capital da Saúde”, “Município com a Maior Relação Hospital/Habitante do País”, mas só vingou mesmo “capital da pistolagem” (Marabá, município paraense, reinvidica este título nacional). Atualmente luta para se separar do Estado, pois não vive de bem com a capital. De qualquer forma, se separar, continuará pertencendo ao Maranhão, só que do sul, e terá um filho (ou filha) do Sarney governando o estado.

A cidade também é considerada o “faroeste brasileiro”, por causa da pistolagem, da poeira e do calor infernal.



Clima

Há duas estações bem definidas: Verão e Inferno. A umidade está sempre acima de 80%. A principal diferença entre as duas estações é que no Verão não chove. No Inferno chove, e você sua pra cacete por causa da umidade. Sem falar no caos que fica na cidade quando chove, pois as ruas da cidade são divididas em dois tipos: as esburacadas (que foram asfaltadas) e as de lama (ruas não-asfaltadas que são usadas nas campanhas eleitorais como parte das promessas do candidato à eleição) onde se pratica um rally querendo ou não toda vez que chove; sem contar a canoagem praticada pelos ribeirinhos que fogem as pressas durante o período de inferno, devido às suas casas estarem cheias de “merda” provocadas pelas enchentes. Já no verão recomenda-se a compra de aparelhos de ar-condicionado (mesmo que isso não resolva o problema do calor) que são vendidos em 6x sem juros no credipobre, ops!! Credishop (cartão de crédito que facilita a vida da gente).



Comércio

Imperatriz tem um amplo comércio, baseado principalmente no setor de bares e de prostituição (chamadas pelo nativos de “raparigagem ou fuleragem”). Os puteiros mais conhecidos são o cabaré da “Dalva”, “Dona nega”, “Rita Bahiana”, “Marcia Drink’s”, “Zanga Rola” e o famoso “Farra Véa”. As indústrias de sabão, raizadas de cachaça e ingredientes para panelada (mais conhecida no Brasil como “buchada de boi”), são também bastante desenvolvidas. A Panelada, comida típica da cidade, é indicada para pessoas com diabetes e hipertensão, devido ao seu baixo teor calórico. Pode ser encontrada em pontos de grande movimentação como próximo às “Quatro Boca” onde os pontos de panelada receberam o nome de “costa pra rua”. A influência desta tão requintada culinária ganhou apoio dos governantes com uma apimentada homenagem que é o “Panelódromo”.

É a indicação numero 1 dos nutricionistas que passaram anos estudando essa verdadeiro milagre alimentar.

As oficinas de bicicleta também predominam na cidade. Aliás Imperatriz é a China brasileira. É a cidade com maior número de bicicletas, motocicletas, carroças e congêneres do Brasil, tornando o trânsito da cidade o mais organizado do País.Todos respeitam-se no transito,não havendo acidentes a mais de 5 anos.

A segunda maior cidade do estado, possui uma galeria minúscula que recebe o título de Shopping Center. O Shopping é composto por: 50% de forrozeiros (incluem playboys e patricinhas), 10% de góticos, 15% de metaleiros, 15% de pseudo-emos, 5% de gays (habitantes de Açailândia, cidade vizinha) e os últimos 5% são indies ou pseudo-indies.



Turismo

O turismo na cidade é muito rico. Um dos lugares mais visitados no mês de julho é um banco de areia, formado no meio do rio Tocantins, por causa do assoreamento e do esgoto que desemboca logo em frente. Chama-se “Praia do Meio”, embora não fique no mar.

A Avenida Beira-Rio é outro local bastante frequentado. Os turistas devem tomar apenas cuidado com cadeiras voando, garrafas de cerveja ou balas vindo dos bares que circundam a avenida.

Além disso, as músicas dos bares competem com as dos sons automotivos, transformando a avenida num verdadeiro campeonato de decibéis. Leve, de preferência, um tampão de ouvidos e curta o espetáculo.

A farra véia também é um local muito bom de se visitar. É o maior centro de entretenimento masculino da cidade e a completa não sai por mais de 50 reais. Porem se você está meio sem grana, vá até o bar da juçara ou no tetéo nas aproximidades da feiriha do bacuri lá com certeza é mais barato!

Um dos bares mais famosos é a farmácia do Ambrósio. O nome farmácia não é por acaso. São mais de 400 raizadas de cachaça que curam de uma simples gripe até impotência sexual. Eficiência garantida e comprovada.



Cultura

Predomina, na cultura Imperatrizense o brega e calypso que podem ser ouvidas o tempo todo em qualquer lugar. Aliás, o imperatrizense adora música. Tanto que faz questão que você ouça também. Por isso, não se estranhe com a poluição sonora vindo dos domicílios da cidade, é apenas a forma deles darem as suas “boas vindas”.

As rádios da cidade, refletindo o gosto do seu povo, possui uma imensa variação de musicas nos programas, assim distribuidas:

* 8:00 Forró

* 9:00 Brega/Calypso

* 10:00 Forró

* 11:00 Brega/Calypso

* 12:00 Forró

* 13:00 Brega/Calypso

* 14:00 Forró

* 15:00 Brega/Calypso

* 16:00 Forró

* 17:00 Brega/Calypso

* 18:00 Forró

* 19:00 A Voz do Brasil

* 20:00 Brega/Calypso

Assim, alternadamente, até as 04:00 da manhã, onde surgem os programas dos demais gêneros musicais.Se você é um amante de Rock, ou outro ritmo, por exemplo, pode se preparar para ser tratado pelos nativos locais como um verdadeiro alienígena.



Dicionário de Expressões Regionais

Se você turista, está chegando em Imperatriz, deve se familiarizar com expressões regionais para não ficar perdido. Abaixo algumas palavras do dicionário de Imperatrizês:

* Banhar - Por incrivel que pareça, a forma é correta, mas só no Maranhão se usa o verbo banhar.

* Tomar Banho - Se algum nativo falar pra você “Tomar Banho” é o mesmo que “ahh deixa disso” Ex.: - Ah o Lula não sabia de nada do mensalão! - Ahh vai Tomar Banho.

* Baitola - O mesmo que “bicha”, ou “boiola”.

* Coalira (Qualira) - O mesmo que baitola

* Cuscuz de Arroz - Muito gostoso. Em Imperatriz se vende no meio da rua. É mais consumido na cidade do que o pãozinho francês.

* Cacete - Iguaria feita de massa de mandioca, dura, em forma daquilo mesmo, consumido no café da manhã;

* Cacetinho - Igual ao cacete, só que menor.

* Saidinha - Não, não é uma “volta pela cidade” é um assalto efetuado na porta do banco.

* Tomar Gosto - Se alguém disser pra vc que alguem está “tomando gosto” com você, não fique achando que é alguma coisa boa não. “Tomar gosto” significa zombar, caçoar.

* Caçar conversa - O mesmo que “Tomar gosto”.

* Mangar - Ver “Caçar conversa”.

* Lácolá - Quando alguem disser pra você que um local fica “lácolá” é porque fica muuuuuuuito longe.

* Benhí - Antônimo de “Lá Acolá” (O rio fica “benhi”).

* Abusar - No Maranhão, abusar não significa apenas “usar indevidamente” alguma coisa. Significa também “enjoar” de alguma coisa.

* Barruar - Corruptela de “Abalroar”, significa “bater o carro”.

* Fuleiragem - Sacanagem.

* Saliença - Ver fuleiragem.

* ÉEEEEgua!!!! - Noooooooosssa!!!

* Esse bicho bem aí - Uma espécie de “frase-expressão” que serve como apontamento de um adjetivo para uma certa pessoa; Ex: “Esse bicho bem aí é muleque!” “Esse bicho bem aí é viado!”

* Doidim - Não é nada demais. “Ê, doindim!”, é o mesmo que “E aí, cara!”.

* Enfarento - Enjoado. Pessoa fácil de “abusar”.

* Curral das éguas - - Bar muito conhecido da cidade.

* Gato véio - Mulher facil

* Pegar carreira - o mesmo de distanciar-se de algo

* Pereba - Erupção cutânea infecciosa de difícil cicatrização localizada nos membros inferiores. Por isso o nome: Pé-reba.

* Curuba - Se pereba é no pé, imagina onde fica a curuba? Errou. Curuba pode ser em qualquer parte do corpo. Por isso que alguém disser que tem uma curuba, a única certeza que você terá, é que a danada da ferida não é na perna.

* Boga - abertura exterior do tubo digestivo, na extremidade do reto, entre as duas nádegas pela qual se expelem os excrementos.

* Toba - Ver boga.

* Malinar - Bolir, mexer.

* Pescoço - Pessoa curiosa, fofoqueira.

* Marmoço - afirmação positiva. Ex: - Hoje você vai pra seresta? - Marmoço!.

* Lidileite - Por incrivel que pareça, em Imperatriz é uma palavra só, é o mesmo que um litro de leite. Ex: Moço me dá um Lidileite.

* Pôrrumbóra - Vamos. Ex: Pôrrumbóra na farmácia do Ambrósio.

* Pucardiquê - Por quê . Ex: Pucardiquê tu fez isso?.

* Pucardisso - É a resposta do pucardiquê. Ex: Pucardisso, disso e disso.

* Jazim - Expressão usada para designar uma Pequena demora. Ex: eu vou jazim.

* Iscritim - Expressão usada para designar uma Pessoa parecida com outra. Ex: fulano é iscritim o beltrano.

* Magote - Multidão (um “magote” de gente…)

* Suvina - Pão duro.

* Miou - No resto do Brasil significa o barulho que os felinos produzem, porém em Imperatriz miou significa que algo deu errado ou não foi bem sucedido Ex: O passeio miou

* Gaiato - Mesmo que engraçado, gozado

* Enrriba - Mesmo que encima, acima

* Infiliz - Expressão designada à pessoas que fazem algum feito exuberante. Ex: Infiliz, cumeu a muié mais gostosa da cidade.

* Cumê - Fazer sexo, ou se alimentar

* Cunzinha - Cozinha

* Mar - Não, não pense que quando escutar mar, estão se referindo àquela imensa massa de H2O salgado, mas sim, uma redefinição pra palavra Mais

* Rumbora - Mesmo que vamos embora

* Fii - Termo usado para chamar alguém que não se conhece.Ex: Ei Fii vem cá..

* Fiia - Feminino de Fii

* Ficûm-eu - O mesmo que fica comigo

* Destá - Abreviação da frase deixe do jeito que está.Ex :Destá muleque!

* Deixequeto - Irão se vingar de você.Ex: Deixequeto que eu me acertu cum ele dipois.

* Dicumê - Usado por pessoas de baixo talão com o intuito de dizer comida.Ex: Menina pega teu dicumê

* Menina-muié e menino-homi - Usado para determinar uma criança que não se sabe o sexo ao certo.

* Marrapá - Vide marmoço

* Cuié - Colher

* Disgroba - Desgraça modificado, mais leve no caso.Ex: Olha aquele avião! -Disgroba cara.

* Disguemba - vide disgroba

* Avuar - O mesmo que voar

* Assubir - O mesmo que subir

* Paia - sem graça Ex: “Esse carinha é paia!”

* Cara - Um individuo (Pessoa)

* Bunitim das tapioca - Ironia sobre quando alguém quer ser melhor que os outros, pode ser substituído por “só quer ser”.

* pelecar - dar um leve cochilo



* destabacar - não vá pensando besteira ,não. Destabacar é ir em um lugar muito longe



A seguir, frases inesquecíveis de ilustres sobre nossa querida cidade.

Vou te mandar para Imperatriz, aquela cidade onde matam até padre!

Chico Anísio sobre Assassinato do Padre Josimo

Se vc quiser contratar um pistoleiro, dique 098-721 e qualquer número…

Chico Anísio sobre Imperatriz, se referindo ao prefixo do telefone de Imperatriz na década de 80

Que calor, né?

Saudação usual dos imperatrizenses, ou quando não tem qualquer assunto pra falar

Passa a carteira, vagabundo!

saudação dos assaltantes, quando abordam um turista

Final de semana violento em Imperatriz!

“O Progresso”, Jornal local sobre a cidade,todas as terças feiras, quando o jornal começa a circular na semana.

Filhos da puta!

Roseana Sarney sobre Imperatrizenses, após perder a eleição em Imperatriz com 82% de rejeição

Ezo Nom Echziste!

Padre quevedo sobre a existência de mulheres virgens em Imperatriz

Convidamos vocês para um show comemorando mais um semáforo em Imperatriz!!

Ildon Marques Prefeito, comentando sobre a única coisa que faz na cidade (vai faltar cruzamento em Imperatriz pra botar semáforo).

Um comentário:

George Hamilton Maranhão Alves disse...

Bom dia Nethy Lima! Parabéns pelo "apanhado cultural" de Imperatriz-MA. Sou morador de Marabá-PA. Na verdade, o sul-sudeste do Pará, sul-sudeste do Maranhão e o norte do Tocantins são uma "região só" que deveria ser uma unidade federativa, pela similaridade cultural e geográfica. Vi que muitos dos acontecimentos e expressões, existentes "nessa Imperatriz" são também, uma identidade de Marabá-PA e das três sub regiões geográficas que falei.